A partir de maio, Fernando de Noronha contará novamente com voos diários da Azul, operados por aviões do tipo jato
- fabricaderoteiros
- 19 de mar.
- 2 min de leitura

Após a autorização para pouso de aviões de grande porte em Fernando de Noronha, anunciada no dia 17 deste mês pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Azul Linhas Aéreas confirmou a retomada das operações para a ilha com aeronaves do tipo jato. A operação terá início no dia 7 de maio, com decolagem de Recife.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o pouso dos aerojatos a partir de terça-feira, 18 de março de 2025. A Azul anunciou que realizará 18 operações semanais com aeronaves Embraer E2, que possuem capacidade para 136 passageiros. A companhia oferecerá aproximadamente 4.900 assentos semanais, entre chegadas e partidas.
Proibição de pousos no aeroporto de Fernando de Noronha
Em outubro de 2022, a Anac proibiu a operação de aerojatos no aeroporto Carlos Wilson devido aos buracos e fissuras na pista. A obra de recapeamento enfrentou vários atrasos e teve início apenas em setembro de 2024.
A pista do aeroporto tem 1.845 metros de extensão, e a recuperação foi orçada em R$ 60 milhões. Os trabalhos no eixo central foram concluídos no final de janeiro deste ano.
Até o momento, as intervenções foram realizadas em uma faixa central de 18 metros de largura ao longo de toda a extensão da pista de pouso e decolagem.
A liberação pela Anac está condicionada à continuidade e conclusão das obras no aeroporto. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, as intervenções serão monitoradas pela agência, "com a expectativa de que os ajustes necessários sejam feitos conforme o cronograma e atendam aos requisitos normativos atuais".
A pista tem 1.845 metros de extensão, e a recuperação está orçada em R$ 60 milhões. Os trabalhos no eixo central foram finalizados no final de janeiro deste ano, mas a obra ainda não foi concluída. Até o momento, as intervenções ocorreram em uma faixa central de 18 metros de largura ao longo de toda a extensão da pista de pouso e decolagem.
Novas rotas para Noronha além de Recife
De acordo com uma nota divulgada pela Azul, a retomada das operações com jatos permitirá que a companhia, em um futuro próximo, ofereça voos entre Fernando de Noronha e outros destinos, além de Recife.
A nota também revelou que a empresa pode voltar a operar voos partindo de Campinas (SP) durante a alta temporada.
A Latam, por sua vez, já havia anunciado que iniciaria as operações na ilha a partir de 1º de maio. A Gol, por sua vez, confirmou a retomada das atividades em Fernando de Noronha a partir de 1º de abril. Ambas as empresas, no entanto, não informaram os horários das viagens.